Tensão Pré-Menstrual
A TPM (Tensão Pré-menstrual) é um conjunto de sintomas emocionais,físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual, antecedem a menstruação. podem ser tâo críticos estes sintomas que interferem significativamente na vida da mulher.
A TPM é uma desordem endócrina, neurológica e psicológica que afeta a mulher no seu comportamento social e familiar.
Embora a TPM tenha um componente multifatorial, a causa mais frequente é hormonal.Há um desiquilíbrio entre os hormônios estrógenos e progesterona. Ocorre uma predominância estrogênica e uma deficiência relativa de progesterona. Como a progesterona equilibra e modula ação dos estógenos e previne os problemas associados ao seu excesso, seu déficit contribui para a grave sindrome da Predominância Estrogênica, tanto em mulheres jovens em uso de anticoncepcionais, como nas mulheres maduras pré e pós-menopausa.
SÍNDROME DA PREDOMINÂNCIA ESTRÔGENICA
Atualmente se vive em um meio ambiente onde há uma contaminação por substâncias que imitam a função dos hormônios estrógenos, estas substâncias estão presentes na água, no ar, nos alimentos. São os derivados petroquímicos e os plásticos usados em muitas embalagens de alimentos. Além disso estamos constantemente ingerindo água contaminada por astrógenos, lançados nos esgotos ( que vão para os rios) através da urina das mulheres que tomam anticoncepcionais. O processo para tratar a água, visa filtrar, controlar o PH, eliminar microorganismos, porém não detecta nem elimina os hormônios.
Não devemos esquecer também dos fitoestrógenos, impróprios para o consumo humano, principalmente as isoflavonas da soja, naqueles derivados da soja não fermentados, como leite de soja, fórmulas infantis com soja, leticina de soja, carne de soja, etc.
Outro problema é a interação entre a perda da progesterona e o estresse, que pode induzir ciclos que a mulher não ovula, sem ovulação não há produção de progesterona pelo ovário.
E por fim é importante salientar que a predominância estrôgênica não depende de uma taxa alta, normal ou baixa de estrógenos. Depende do equilíbrio que esse hormônio tem com os demais, sobretudo com a progesterona e a testosterona.
RELAÇÂO TPM E ESTRÓGENO
Os estrógenos sem a oposição da progesterona, provocam:
- retenção de sal e água,ocorrendo inchaço generalizado no corpo e aumento de peso;
- mamas doloridas e pesadas;
- irregularidade menstrual;
- dores de cabeça;
- cólicas;
- cansaço;
- ansiedade;
- irritabilidade;
- flutuação de humor, podendo ocorrer depressão.
Todos esses efeitos indesejáveis dos estrógenos são neutralizados pela progesterona.
Usada com critério clínico e laboratorial, a Progesterona Natural ou Bioidêntica pode ajudar e muito a vida das mulheres que sofrem com a TPM, e na maioria dos casos, soluciona esse transtorno.
O maior benefício do equilíbrio hormonal com progesterona natural ou bioidêntica é a maior adesão ao trtamento, que resulta em uma diminuição do risco do cancêr de mama e menores sintomas de hiperestrogenismo. A dosagem individual, que otimiza a resposta e limita os efeitos colaterais, é possível quando se utilizam hormônios bioidênticos.
O termo Hormônio Bioidêntico refere-se a uma substância cuja estrutura química é exatamente idêntica a que foi produzida pelo nosso organismo. É um clone do hormônio natural.