Obesidade e Fatores Alimentares e Hormonais
O tecido gorduroso é uma fonte de produção de hormônios estrógenos e estes além de ajudarem a produzir mais gordura levam a um desequilíbrio hormonal, que se não corrigido pode adiar sua perda de peso corporal
Pesquisas têm indicado que fazer dieta não reduz o número de células gordurosas do corpo humano. Isso explica poque é tão dificil perder e manter os quilos a menos, pois, durante qualquer dieta, as células gordurosas não estão indo para lugar nenhum. Elas ficam ali,
"pedindo" mais comida até que a dieta é interrompida e , então, elas voltam a "engordar".
Qualquer dieta baseada na restrição de calorias , geralmente, não dá certo. As pessoas fazem dietas restritas se cansam de ficar com fome e privadas de comida.
Quando fazemos dieta e comemos menos, o organismo perceberá instantaeamente o perigo e ativará o sistema de alarme que protege da fome e fará com que nosso metabolismo fique mais lento, para poupar energia ( calorias ), mas assim que pararmos de fazer dieta, começamos a comer cada vez mais e recuperaremos o peso perdido. É o clássico efeito sanfona.
Dieta não combina com emagrecimento permanente.
Nossa gordura corporal é diretamente influenciada pelo conteudo de macronutrientes dos alimentos que comemos. Os macronutrientes são : proteína, carboidrato e gordura. A base nutricional que nos mantém saudáveis e sem risco de ganho de peso deve obedecer a uma proporção adequada entre proteína e carboidrato. È a fisiologia natural dos alimentos.
A razão desta proporção está na velocidade em que o hormônio insulina é liberado.
Qualquer refeição rica em carboidratos gerará aumento do nível de glicose no sangue e imediatamente o pâncreas secreta o hôrmonio insulina na corrente sanguínea, a fim de diminuir o nível de glicose no sangue. Até aí tudo normal. O problema é que a insulina transforma o excesso de calorias dos carboidratos em gordura corporal.
Carboidratos favoráveis
Antes de mais nada, vamos recordar o que são carboidratos. É comum pensarmos que os carboidratos são somente doces e massas ( pão, macarrão, bolachas, etc. ). E as verduras, legumes e frutas, o que são ? São também carboidratos.
Sucos,refrigerantes, também são carboidratos. Portanto carboidratos são apenas formas diferentes de açucares. Fique atento! Uma dieta rica em verduras e legumes é portanto rica em carboidratos e pode engordar.
Os carboidratos favóraveis são representados em sua grande maioria - embora nem todos - pelas frutas e vegetais ricos em fibras
Os carboidratos desfavoráveis incluem pão, massa, grãos, milho, batata e frutas e vegetais com índice glicêmico elevado, como mamão papaia, banana, beterraba e cenoura, bem como sucos e frutas.
O tecido adiposo não é somente uma reserva de gordura, ele funciona como uma glândula endócrina que produz alguns hormônios. O colesterol, presente na gordura, pode ser convertido em estrógenos, aumentando a sua produção, o que pode alterar o equilíbrio hormonal feminino, levando à predominância destes hormônios sobre outro hormônio feminino, a progesterona. Uma consequencia IMEDIATA dessa situação á a facilidade de ganhar peso, pois os estrogenos contribuem no metabolismo de formação de mais gordura bem como na sua distribuição no abdome ( barriga ) e quadril. Portano, o tecido adiposo fabrica estrógenos e estes ajudam a fabricar mais gordura, levando a um círculo vicioso.
Para reduzir ou mesmo anular esta predominancia estrogênica, nada melhor que usar seu antagônico e fisiológico, a progesterona bioidêntica. Esta restaura o equilíbrio hormonal feminino, o que contribui para reduzir ou mesmo manter o peso corporal.