Andropausa

A menopausa na mulher tem seu equivalente no masculino. A Andropausa ou deficiência hormonal progressiva do envelhecimento masculino. Ela é menos aparente e não determinada por um acontecimento físico marcante, como nas mulheres, porém o conhecimento de seus sinais e sintomas poderiam ajudar muito os homens a se livrarem de suas devastadoras consequências.

A andropausa é causada pela diminuição do nível de hormônios, sobretudo da testosterona e secundariamente do hôrmonio do crescimento. O pico de  funcionalidade hormonal, física, mental, e sexual se dá entre os 20 a 30 anos. Nesta faixa etária os homens estão com o máximo da produção de testosterona. O hormônio motor da vida masculina,da atividade sexual, da força muscular.

A produção de testosterona costuma diminuir, de forma discreta, para maioria dos homens, a partir dos 40 anos. Isto é natural e fisiológico e ocorre a uma taxa de 1% ao ano, dependendo do nível de estresse, peso corporal, tabagismo, uso de álcool, drogas e medicamentos.

Principais sinais físicos da andropausa:

- Diminuição do desejo e vigor sexual;

- Diminuição da energia e força muscular;

- Aumento da gordura abdominal;

- Presença de fadiga crônica e desânima, podendo chegar a depressão;

- Diminuição da capacidade mental;

- Diminuição da sensação de bem-estar;

- Problemas urinários relacionados ao crescimento prostático.

O reconhecimento da andropausa masculina vem crescendo na comunidade médica. Muitas doenças que o homem de meia-idade apresenta, como depressão, obesidae, problemas prostáticos, doenças cardíacas, impotência sexual, estão diretamente ou indiretamente ligadas a deficiência ou desequilíbrio hormonal, o que pode ser coprrigido através da modulação hormonal bioidêntica.